Exercícios do Dr.

Fortalecimento da Coluna, Glúteos, Proteção da Articulação da Anca, Proteção da Articulação da Anca e Bursite Trocantérica, Fortalecimento do Joelho
2m reading time

Estes são alguns exercícios que podem ser efetuados para, Fortalecimento da Coluna, Glúteos, Proteção da Articulação da Anca, Proteção da Articulação da Anca e Bursite Trocantérica, Fortalecimento do Joelho

Alguns exercícios (simples, de fácil execução) de fortalecimento da coluna.

Exercícios (simples) de fortalecimento dos Glúteos e proteção da articulação da anca

Exercícios (simples) para protecção da articulação da anca e bursite trocantérica.

Síndrome patelo femural (hiperpressão externa sintomática da rótula) - alguns exercícios (agachamentos) para fazer em casa.

Exercicios (simples) de fortalecimento do joelho

Uma das formas de proteger as nossas articulações contra lesões é fortalecendo a musculatura á volta das mesmas. A atividade física, moderada, contribui para combater as dores relacionadas com a artrite, artrose e reumatismo e ajuda na recuperação pós operatória e preparação para a cirurgia. Seguem-se algumas sugestões de exercícios para o joelho, que é considerado uma das articulações mais solicitadas e complexas do corpo humano, por reunir o fêmur, a tíbia, a fíbula e a patela. Esses exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, sem o auxílio de equipamentos.

1 - Agachamento: com os pés abertos na largura dos ombros, desça lentamente com os braços esticados à frente, até que seus joelhos façam um ângulo de 90 graus. Retorno à posição inicial e repita o movimento. Mantenha em todo o processo o abdômen contraído e a coluna direita.

2 - Avanço: de pé, com os pés ligeiramente afastados, dê um passo à frente a uma distância tal que o joelho avançado forme um ângulo de 90 graus. A perna de trás deverá ficar com a canela paralela ao chão, com o joelho formando também um ângulo próximo a 90 graus. Volte à posição inicial e repita o movimento avançando agora a outra perna. Procure manter em todo o processo o abdômen contraído e a coluna direita.

3 - Flexão de pernas: de pé, com as mãos apoiadas em alguma superfície, eleve vagarosamente um dos pés até que encoste nos glúteos. Retorne à posição inicial e repita o movimento com a outra perna.

4 - Elevação de pernas: sentado, com ambos pés no chão, levante vagarosamente um dos pés esticando a perna à frente. Retorne à posição inicial e repita o movimento com a outra perna.

5 - Extensão da perna em 3 apoios: partindo da posição em 4 apoios no chão (apoiado sobre os antebraços e joelhos), eleve um dos pés para cima fazendo um movimento similar ao de “empurrar o teto para cima”, até que a coxa esteja paralela ao chão. Retorne à posição inicial e repita o movimento com a outra perna.